terça-feira, 4 de outubro de 2011

O Museu de Bebedouro - Museu Eduardo Matarazzo

Recebi um email hoje (04) que me deixou feliz e triste ao mesmo tempo.

O email falava sobre o museu "Eduardo Andrea Matarazzo", museu que fica em nossa cidade e é referência em todo país (e também no mundo), como um dos que possui as melhores peças, as mais raras e alguns dos mais significativos de acontecimentos no mundo todo.

Fiquei feliz por saber que temos, em nossa cidade, ao nosso alcançe, um museu de tamanha importância mundial. Há peças com mais de 200 anos lá, artigos raros, carros antigos e artefatos de guerra que poucos países têm. Há também aviões que ficam expostos lá fora (você nem precisa entrar para ver a beleza!). Uma maravilha para quem admira, aprecia e dá valor à História.

Quando criança fui lá, adorei a visita! É mágico, pode acreditar! Sempre gostei de História e aquilo que se vê é parte da História, do que nos constrói e do que fazemos parte. Se você ainda não foi, recomendo!

Minha tristeza diz respeito a falta de respeito com a História por parte dos governantes desta cidade. e não digo que o problema é de hoje, muito pelo contrário. Talvés de tivessem feito isso há tempos, um patrimônio público não estaria tão deteriorado assim.

O museu, por sua localização (na região do lago), já sofreu com inundações e toda sorte de percalços, e sempre resurge, na maioria das vezes, com recursos de seus mantenedores e pouca ajuda a Prefeitura.

Já ouvi falar que reinvindicam banheiros há tempos nas instalações do munseu, e nem isso fazem.

Também políticos, pseudo-políticos e uma certa "dona" de imprensa já prometeram ajudar e abraçar a causa, mas nada foi feito.

O "político" em questão, na época, era deputado estadual. Hoje deputado federal (ou seja, com mais poder de verbas e emendas), nem se lembra do que prometeu em uma rádio de grande audiência na cidade, assim como também pouco se lembra daqui depois de eleito.

O "pseudo-político" que citei, sempre em campanha desde que perdeu a última, agora nem sequer toca no assunto. Talvez retome a temática no ano que vem (ano de eleição), ou talvez nem volte ao assunto, já que se julga eleito.

A referida "dona" de imprensa nunca mais tocou no assunto em seu jornal. Uma pena! Só se lembrou dele enquanto seu "amigo" deputado e o outro pseudo-político quiseram se aproveitar do tema.

Aos políticos daqui (prefeito e vereadores), fica meu repúdio ao ver o despreso com que tratam um bem tão importante da nossa cidade.

Mas como querer respeito à História se não respeitam o povo, as leis e as obrigações que têm que cumprir? É pedir demais, não é?

Quem quiser ver o vídeo, segue abaixo. Olha só quanta história!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário