terça-feira, 1 de novembro de 2011

O câncer do Lula


Desde o último final de semana, quando foi anunciado que o ex-presidente Lula estaria com câncer na laringe, várias correntes surgiram na internet, em especial na rede social Facebook. Correntes de apoio, de oração, dando forças ao ex-presidente logo foram postadas, mas uma em especial, também muito postada por sinal, chamou mais atenção que as demais.

Tratava-se da “campanha”: “Lula, faça o tratamento pelo SUS”. Eu decidi compartilhar porque, antes de mais nada, acho muito justa a campanha.

Conforme eu escrevi na foto antes de compartilhá-la, ninguém que postava tal campanha estava desejando mal ao Lula nem desrespeitando qualquer pessoa que passa ou que passou por um câncer. A questão vai mais além, e é só ter um pouquinho de BOM SENSO para perceber o real intuito da manifestação: a Saúde Pública, num todo, precisa de mais cuidados.

Basta analisar, quem qualquer noticiário de qualquer emissora, as matérias publicadas sobre o descaso com a Saúde. São hospitais que nunca saíram do papel (quando muito estão só no alicerce) e que já consumiram milhões em verbas, remédios importantes faltando, médicos insuficientes, descaso em consultas e atendimentos, falta de leito, falta de UTI, falta de materiais básicos para atendimento, demora de atendimento mesmo em emergência, e por aí vai.

O TCU (Tribunal de Contas da União) divulgou, ainda este ano, que a Saúde, mesmo sendo um dos setores de maior importância, é o que registra mais casos de corrupção e desvio de verbas. E isso não sou eu quem estou falando, é o TCU, órgão que controla as contas públicas.

Agora, uma pessoa como um presidente do Brasil, que tanto disse aqui e lá fora que nossa Saúde dava orgulho, que muito havia se avançado, que “nunca antes...” estava tão boa, ir direto para um hospital particular, soa, no mínimo, incongruente. Não combina com o discurso “bonito” que fez durante 8 anos de governo.

É claro que qualquer pessoa, tendo condições financeiras, buscaria o melhor tratamento de saúde caso precisasse. Mas e a grande parte da população que não tem recursos, como fica? Cai no “bom” e velho SUS e fica sujeito a toda sorte de percalços como os que citei acima.

A campanha tem a foto do Lula mas não é, em hipótese alguma, uma piada ou brincadeira de mau gosto com a dor que o ex-presidente ou seus familiares estão passando no momento. É justamente para trazer a reflexão de quê Saúde os governantes estão oferecendo à população que acreditou e que votou neles. Se nem eles mesmos acreditam na Saúde que implantaram e quando precisam correm para hospitais particulares, imaginem os pobres mortais, que sem opção melhor vão para o SUS?

Pagamos impostos como país de primeiro mundo e recebemos tratamentos de terceiro mundo. Até quando?

Até quando os governantes nos farão de palhaços?

PS: Não que eu deva dar satisfação do que eu penso ou do que eu acho certo ou errado a alguém, mas achei que seria válida uma explanação sobre o tema. E só completando: acho o fim do mundo políticos ficarem dando piti em redes sociais acusando outras pessoas de fazerem “piadas e perversidades com a doença do Lula”. Acorda, povo! Como todo mundo sabe, no Facebook há um campo destinado a publicações em que está escrito “No que você está pensando?”. É pra isso que serve aquele campo, para cada um escrever o que pensa naquele momento! Cada pessoa é livre para pensar e escrever o que quiser. Faz parte da liberdade de expressão. É a democracia, companheiros e amigos de Facebook! E que fique claro de uma vez por todas que, com isso, ninguém está desejando mal ao Lula.

E ponto final!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sinto muito Priscila, discordo. Fazer este tipo de campanha só expoe o ódio ao Lula que muita gente tem, e não sabe nem porque. Talvez porque ele trouxe muita gente pobre pra classe média; aqueles que iam ao cinema, shopping, faziam faculdade, compravam carro, iam a pizzaria e restaurantes, sem fila, agora tem que conviver com o antigo povo da bicicreta, do espetinho, do mobral, do R$ 1,99. Pra muita gente da velha classe média, era melhor esse povo pobre, a nova classe média, continuar onde estava. Esse é o legado da era Lula. 90% de quem propaga essa campanha não sabe o que é o SUS porque tem plano médico. Leia esta cronica e medite. Abraço! http://www1.folha.uol.com.br/colunas/gilbertodimenstein/999070-o-cancer-de-lula-me-envergonhou.shtml

    ResponderExcluir
  3. Oi Antônio Carlos!
    Respeito sua opinião, mas não me enquadro nela. Acho que devemos ser pontuais neste momento. Entendo, ressalto e fico muito feliz com os avanços do Brasil na área social, na qual o ex-presidente Lula fez grandes avanços. A mudança de tanta gente que saiu das classes menos favorecidas para a classe C é super válidda e mostra maturidade de um Brasil que andou muito tempo para trás. Isso é inegável. por mais que eu considere muitas ações como paternalistas, acho que muita gente conseguiu usar isso a seu favor e crecer na vida. O Lula deu um grande passo com relação a isso. Mas é na área de Saúde, tema da "campanha", é que devemos nos ater no momento. Como vc me mandou um link do craque Gilberto Dimenstein, mando pra você um link de outro craque, Élio Gaspari, para vc ver do que eu estou falando... aí vai: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/1000342-lula-o-cancer-o-sus-e-o-sirio.shtml Abraço e obrigada pelo comentário e por acompanhar o blog.

    ResponderExcluir