terça-feira, 9 de outubro de 2012

O grande vencedor


Com o final das eleições em nossa cidade no domingo (07), encerro por aqui meus comentários sobre este tema. Mas não poderia, depois de tanto escrever sobre as eleições deste ano, destacar os resultados.
As urnas se abriram, os votos foram apurados e o resultado mostrou algumas verdades. As pesquisas publicadas pelo candidato vencedor não condiziam com a realidade e serviram apenas para tentar ganhar o voto de quem “não quer perder o voto”. Os jornais que publicaram essas pesquisas saíram desmoralizados perante seus leitores e terão um longo caminho até recuperar a credibilidade (se é que ainda não conseguir). O candidato que as pesquisas diziam estar em primeiro realmente foi o primeiro, mas sem a larga vantagem que apregoavam (pelo menos 14% de diferença da última publicação). O segundo colocado foi aquele que, maldosamente, eles colocavam num longínquo 4ª lugar, com insignificantes 6 ou 7%. O segundo colocado teve cerca de 27% dos votos, ficando apenas a 2% do primeiro, coisa de pouco mais de 800 votos de diferença.

A apuração foi sofrida, voto a voto, até que nos últimos instantes o quadro foi se definindo. Fernando Galvão foi, sim, eleito o novo prefeito de Bebedouro.

Mas, na minha opinião, não sei se a vitória para ele teve o doce gosto das grandes conquistas. Ele alardeava para os quatro cantos que tinha o dobro do segundo colocado (que nem era o Gustavo Spido), fez armações, ameaçou pessoas, sua turma tocou o terror na madrugada, não encarou seus adversários participando de debates, não respondeu corretamente à população quando era questionado e teve que amargar um vitória apertada, voto a voto. Tudo isso numa eleição com 20% de abstenção e com quase 5 mil votos entre brancos e nulos. Ficou com cerca de 20% da população de Bebedouro apenas.

Fez uma campanha milionária (vamos aguardar a prestação de contas), fez alianças com muitos partidos, fez acordos com várias pessoas, montou uma verdadeira equipe de guerra para realizar seu sonho. Ok, conseguiu realizar e espero que seja feliz em seu intento.

Mas o grande vencedor desta eleição, sem dúvida foi Gustavo Spido. Enquanto o primeiro colocado estava em campanha há 8 anos (emendou a anterior a esta) e tinha dinheiro sobrando, Spido iniciou sua campanha há quatro meses e bancando tudo do próprio bolso. Não fez alianças duvidosas (coligou-se apenas a um partido), não loteou a Prefeitura antes mesmo da campanha começar, não precisou de seguranças para andar pelas ruas, não faltou a nenhum debates, não precisou ameaçar pessoas, não precisou usar de meios escusos para ser eleito. Saiu desta eleição pela porta da frente, de cabeça erguida e nos braços do povo. Mostrou que é um político como poucos, cheio de força de vontade para lutar pela cidade, com caráter e hombridade que poucos demonstram e, principalmente, que tem capacidade de gerir uma cidade e governar para todos. Não participou de negociatas, não precisou ameaçar ninguém, respondeu a todos os questionamentos da população e sai desta campanha como o grande novo nome de liderança em nossa cidade. Jovem, capaz, competente e com um futuro promissor. Os 11.249 votos que teve foram de pessoas que acreditaram realmente que Bebedouro poderia ser uma cidade melhor. Não foram pessoas que votaram pelo medo, pela tradição do nome, por causa de ameaças: foram pessoas de bem e que queriam o bem de nossa cidade. Gustavo Spido sai ileso e limpo de uma das campanhas mais sujas que já existiu em Bebedouro. Os bastidores desta eleição ainda virão a tona, podem ter certeza, e daí todo mundo vai saber a grande podridão que tomou conta da cidade principalmente no último mês. Bom, mas daí é outra história...

Finalizo dizendo que Bebedouro tem, sim, esperança de um futuro promissor e de desenvolvimento. Esta eleição serviu para mostrar para muitos quem são as verdadeiras lideranças dessa cidade. Podemos, ainda, ter esperança de ter um futuro não tão longe de muita prosperidade e de dias melhores. Quem viver (e sobreviver), verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário