terça-feira, 2 de outubro de 2012

Jeito ético de fazer política: ameaçar adversários.


Bem, estou de volta para contar um pouquinho (só um pouquinho), dos bastidores da política em Bebedouro. Depois tem gente que ainda fala que eu pego no pé de um certo candidato engomado-decoradinho, mas o que vi hoje (02 de outubro), realmente supera todas as especulações que andam falando sobre os bastidores. Vi uma cena grotesca, de puro autoritarismo. Não da pessoa que estava fazendo a cena e, sim, da pessoa mandante. Ficou claro, pelo teor da “conversa”, quem tinha mandado.

Decidi fazer este post só agora, pois na hora do acontecido (umas 10h da manhã deste dia 02), eu estava extremamente nervosa e apreensiva. Não iria conseguir fazê-lo com a isenção que precisava e com a precisão que tinha que fazer. Então, aí vai a cena que vi e testemunhei:

Eu estava no bairro São Benedito nesta manhã com o candidato Gustavo Spido. Uma pessoa da campanha do Spido parou para conversar comigo. Estávamos conversando na esquina quando uma candidata a vereadora do DEMO passou. A pessoa da campanha estava me contado da intimidação que sofreu enquanto estava tomando um café no centro da cidade, dizendo que um dos seguranças do candidato engomado-decoradinho tinha falado que “a casa caiu” por causa de um vídeo divulgado por outro candidato, e que o colaborador do Spido tinha que “ir agora para a delegacia”, junto com o segurança do outro candidato, para se esclarecer. Como se o cara fosse policial para “intimar”!

Não deu 5 minutos que a candidata a vereadora do DEMO passou, olha os seguranças do engomado-decoradinho lá no São Benedito! Estacionaram o carro na pracinha, desceram rápido sem fechar as portas e já foram falando: “vamos lá na delegacia agora, a casa caiu”.

A pessoa da campanha do Spido disse que não tinha nada a ver com aquilo, e que iria para a delegacia se fosse intimado a prestar depoimento. Mas os seguranças (eram dois), queriam levá-lo de todo jeito. Diziam que tinham recebido um serviço, que ele tinha que ir e que ele (o rapaz da campanha do Spido), estava dando muito trabalho a ele. O rapaz da campanha falou que ele (o segurança), não era policial e que não tinha poder para levá-lo à delegacia.

Nossa, isso bastou para tirar o segurança do sério. Com dedo em riste, disse que conhecia o rapaz e que não ia ficar assim. Quase foram para os “finalmentes”, bem na minha frente. Eu não tive pernas nem braços para correr, juro!

A “conversa” acabou e eu fui embora, passada!

No caminho de volta vim pensando em como alguém, as 10 da manhã, poderia intimidar uma pessoa. Não era possível que uma barbaridade dessas tinha acontecido em minha cidade. Se isso acontece à luz do dia, imaginem na madrugada, onde tudo acontece numa eleição? Como é possível alguém mandar uma pessoa intimidar a outra assim? O que será de nossa cidade se, CASO eleito, essa pessoa tome o poder? O que será das pessoas comuns que discordarem de sua maneira de governar? O que será das pessoas se elas forem reclamar do atendimento do hospital, por exemplo? Terão o mesmo tratamento? O que será da única voz de Bebedouro CASO essa pessoa seja eleita? Tocarão fogo em nossa sede? Queimarão seus proprietários em praça pública para servir de exemplo aos desertores? O que será da cidade? Virará um faroeste? Quem se erguer contra será punido com o “rigor das leis que eles criarem”? Em que mundo estamos, meu Deus!

Me desculpem o desabafo... Passei mal a manhã inteira por causa disso. Me deu nojo, me deu asco, me deu pena e ao mesmo tempo me deu medo. Muito medo do futuro “novo e  ético” que eles querem pintar em Bebedouro. Medo, muito medo.

Depois de sair do São Benedito, acabei, por conta de meu caminho, passando em frente ao comitê do engomado-decoradinho. Pois eis que, com o carro do engomado lá, os seguranças chegaram e já foram para a porta que dá acesso à diretoria, de certo “passando o serviço” do acontecido. Tenho pena de Bebedouro se cair nas mãos desse povo.

Eu fui testemunha ocular da situação. Eu, depois disso, estou com muito medo do que pode acontecer à nossa cidade CASO ele seja eleito. Que Deus nos proteja e nos guarde disso. Que Deus ilumine os eleitores a votarem certo e a dizer NÃO a este novo ditador, revestido de belas roupas mas oco por dentro, cheirando mal de tão podre e de fazer uma política tão diferente da que prega nos comícios! Acorda, população!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário