sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Uma semana com surpresas para o Juvenal – não tão boas.



O Juvenal (meu novo “filho” que adotei na Zoonoses, todo queimado por seu antigo dono e cheio de outros problemas – leia os posts anteriores), teve uma semaninha complicada.

Ele, na realidade, está ótimo! A pele que foi queimada já está totalmente cicatrizada e esperando os pelos novos, está comendo ração e adorando, bebendo bastante água, andando com as quatro patas pra lá e pra cá, mas uma micose chata estava me incomodando muito.

Na verdade ele já veio com ela. Era pequena, mas visível no focinho, no queixo e numa manchinha entre o nariz e os olhos, além da orelha. Assim que ele ficou curado da queimadura e da doença do carrapato, percebi que realmente era algo estranho. No começo achei que poderia ser queimadura ou um focinho esfolado (tem gente que acha que educa um cachorro esfregando o focinho dele onde ele fez o que não devia... vai saber), mas antes dele se curar de coisas “mais sérias”, não poderia dar mais uma carga de remédios para o pobre, afinal, com todos os remédios que ele tomou, teve problemas no fígado, parou de comer, caiu a resistência e aí já vi... problemas a vista! Agora mais forte, pude dar mais atenção à micose.

Tentei, junto com o veterinário Henrique Junji Matsuda, comprimidos e pomadas, mas a micose não cedia. Pelo contrário: começou a aumentar da noite para o dia, a olhos vistos. E meu desespero foi aumentando junto.

Hoje (03), levei-o ao veterinário e, logo de cara, Juvenal foi diagnosticado: sarna negra*! Ai ai, na hora pensei: “tadinho, tudo acontece com ele!” Logo partimos para os medicamentos (diluição de um produto em água para passar nas manchas a cada três dias e meio comprimido a cada 12 horas).  Lá vai o Juvenal com os comprimidos!

Já estou aproveitando também e dando vitamina E para ele, para ajudar no crescimento de pelo das áreas prejudicadas pela queimadura. Já que vai tomar um comprimido, aproveita e já toma uma cápsula de vitamina!

Agora vamos enfrentar mais este desafio. Mas estou certa de que, assim como das outras vezes, ele vai tirar de letra e ficar bom logo logo! Torçam por ele!


*A Sarna Negra  se apresenta também com o nome de sarna negra, cientificamente chamada demodécica. Nessa versão, em vez da coceira, o bicho apresenta feridas com secreções e odor forte. Assim como a comum, a sarna negra é um parasita que aparece pela infestação de um ácaro. A doença pode afetar cachorros e, raramente, coelhos. A presença deste ácaro na pele dos animais é normal e inofensiva. Porém, pode se manifestar em animais que não nasceram com uma deficiência imunológica específica. Essa sarna não é contagiosa, mas propicia infecções bacterianas secundárias. Portanto, é indispensável ter regras básicas de higiene, tanto para os animais como para os humanos, como explica o especialista. Não existem medicamentos que curem a sarna, mas existem os que a controlam muito bem. Se cuidado, o bicho terá vida quase normal. A doença não tem como ser evitada. Como se trata de um problema genético, o único jeito de impedir que ela se espalhe é evitar a procriação do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário