sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A semana do Juvenal


O último post que fiz sobre o Juvenal foi na segunda-feira (16). Passaram-se apenas 4 dias, mas a vida do Juvenal é realmente muito agitada.

A segunda-feira ainda foi tranqüila. Ele ainda comia o primeiro pedaço de bife de fígado com remédio sem problemas. Já na terça pela manhã ele começou a desconfiar do primeiro pedaço. Não comia de jeito nenhum, e passou a comer menos o que eu deixava pra ele durante o dia.

Comprei então a boa e velha salsicha (minha irmã sempre dizia que os cachorros dela eram loucos por salsicha e os meus também são). O primeiro pedaço que fui dar a ele a noite ele nem quis saber do que se tratava, mesmo estando sem remédio. Resultado: tive que dar na marra mesmo. Ele relutou um pouco, mas tomou.

Na quarta pela manhã também foi o mesmo “parto”, mas a noite ele se superou: dei o remédio à força, esperei um pouco pra ver se ele engolia, ele fazia o “barulhinho” de engolir e eu achava que estava tudo certo. Era eu levantar para ele cuspir o remédio fora! Fez isso 3 vezes!!! Muito malandrinho esse Juvenal!

Eu me diverti muito com a esperteza dele, mas minha preocupação aumentava a cada instante porque ele simplesmente parou de comer. Ficava amuado no cantinho dele, não erguia nem a cabeça, não saía para dormir debaixo do carro nem nada.

Depois de algumas dicas do Henrique Junji Matsuda, o veterinário dos meus cachorros (excelente, por sinal), ele tentou comer um pouco do arroz misturado com fígado triturado ainda na quarta à noite. Até fiquei feliz, pensei que ele tinha enjoado do bife de fígado puro.

Na quinta pela manhã, ele tinha posto tudo para fora. Estava muuuuuito mais amuado e nada despertava sua atenção. Ele tremia e gemia muito. Saí do sítio arrasada, chorando e achando que não tinha mais jeito, que o Juvenal ia me deixar. Nem dei remédio para não forçá-lo.

Cheguei em Bebedouro e liguei para o Henrique, que pediu que eu o levasse na clínica. Fui com minha irmã Rejane buscá-lo na hora, mas tinha medo do que poderia encontrar. Sinceramente achei que não o encontraria vivo. Mas ele estava lá, debilitado mas lutando.

O diagnóstico não foi dos melhores: por causa da grande carga de antibióticos que ele teve que tomar, o fígado ficou comprometido (por isso não comia). Por não comer ficou fraco e sua resistência baixou, deixando que a doença do carrapato, que estava encubado, se manifestasse. Iniciamos o tratamento na mesma hora!*

Uma enorme receita foi me dada, e logo fui comprar as coisas. O Henrique já fez um pacote para curar a doença do carrapato (10 injeções), sarar o fígado (5 injeções), soro administrado por via oral e um produto para ajudar a crescer o pelo onde ele foi queimado. E papinhas especiais para deixá-lo beeeem forte!

Ah, e tem a parte principal: ele foi liberado para o primeiro banho!!! Isso não tem preço! Tadinho, precisava ter um pouco de dignidade na vida, sabe? Suas queimaduras estão ótimas, já todas curadas! A pele já está pronta para se recuperar e receber os novos pelos, que nascerão com a ajuda de remédios e loções.

Fiquei mais de 45 minutos para dar banho nele no chuveiro (energia rural, não se assustem! E quanto ao “desperdício” de água, Deus sabe que foi por uma boa causa!), mas a parte principal foi quando joguei a primeira caneca de água semi-morna nele. Ele chorou muito, mas muito mesmo, talvez se lembrando da sua triste história de queimadura com água fervendo. Quando ele sentiu água no seu corpo de novo pode ter se lembrado e até “pensado”: “pronto, vai acontecer de novo”. Cortou meu coração, mas com muita “psicologia e conversa” consegui acalmá-lo.

Bom, tirei todos os resquícios de pomada e pude ver que a queimadura estava curada! Fiquei muito feliz com isso. Hoje (20), dei início ao tratamento contra a doença do carrapato e a melhora do fígado. As papinhas.... ah, ele adorou as papinhas! Está comendo melhor e hoje a noite ele, inclusive, já está levantando a cabeça, ficando atento a tudo o que acontece. Até levantou as orelhas quando assoviei para os meus outros 2 cachorros! Inédito isso. Estou bastante feliz!

Juvenal quando chegou


 Juvenal depois do banho e curado das queimaduras



Pessoal, isso acabou de acontecer. Enquanto eu escrevia o texto, o Juvenal levantou sozinho, foi no pote de água e tomou muita água. Depois, não contente, veio deitar quase no meu pé, de barriga pra cima, pedindo carinho. Nunca fez isso, e imagino que seja um sinal de que ele está melhorando!!!! Olha isso!



*A doença do carrapato pode matar, sim. Mas quando diagnosticada a tempo há tratamento. Fique atento e, se perceber que seu cachorro perdeu o apetite, ficou amuado, tem febre, machas roxas no pelo, dentro outros sintomas, procure um veterinário urgente!

2 comentários:

  1. Nossa Pri, as coisas não estão nada faceis, né? Mas vai dar tudo certo. Ele esta lutando, dá para ver. Outra coisa que achei muito legal é que ele te ama. Mesmo dando banho, jogando a tão temida agua, ele foi te procurar para pedir carinho. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!
      Realmente, parece que tudo pra ele é mais difícil. Mas ele está se recuperando a olhos vistos, e tem uma força de vontade que vc nem imagina. Não sei de onde ele tira tanta força! Ele hj está ótimo, já parou de tomar a injeção para o fígado e está se alimentando super bem. Come feito um leão!!! Só precisa agora terminar de fazer o tratamento da doença do carrapato e começar uma pra ver se cresce o pelo no lugar da queimadura. Se bem que já começo a ver umas penugens em alguns locais, acredita? Bjão e obrigada pelo carinho!

      Excluir