terça-feira, 13 de março de 2012

A proibição dos sabores no cigarro



Hoje (13/03), foi divulgado que a Anvisa proibiu o uso de “sabores” no cigarro. A medida visa a coibir o fumo em adolescentes, visto que muitos começam a fumar com cigarros de menta, cravo e outros. Seria uma maneira de barrar a entrada desses jovens no mundo do tabagismo.

Não sei se a medida dará resultados, mas posso falar por mim. Eu comecei a fumar com cigarros de menta de uma famosa marca importada. Pagávamos na época cerca de R$ 10 por um maço, fumávamos uns 2 por noite e jogávamos todo o restante fora (claro, ninguém poderia levar cigarros para casa! Imagina como a gente iria explicar?). Uma amiga e eu fazíamos isso toda vez que saímos.

Bom, foi aí que tudo começou. Depois veio o meu interesse em experimentar outras marcas, em especial uma bem famosa que usava um cavaleiro na época e patrocinava a Fórmula 1. Hoje a legislação mudou e esta marca não pode mais fazer propaganda e nem patrocinar esportes, já que nada tem a ver com o tema.

A resolução da Anvisa pode ser válida à longo prazo. A curto prazo, quem já fuma cigarros mentolados ou com “sabor”, com certeza vai procurar no mercado negro maneiras de bancar o vício. Isso, à curto prazo, pode gerar ainda mais problemas com o sistema de saúde, já que cigarros do mercado negro (os falsificados), causam muito mais problemas do que os que são fabricados com as rígidas normas de cada governo.

Só o tempo dirá sobre os benefícios que esta resolução causará. Na minha opinião, a medida é válida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário