segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Debate Igreja Católica: o Decoradinho e o Preparado


Na segunda-feira (10), a Igreja Católica promoveu um debate entre os candidatos a prefeito em Bebedouro. Debate, debate, propriamente não foi, foi mais um encontro de exposição de ideias e explanação dos candidatos frente aos problemas que nossa cidade tem. Foi muito bom.


Todos os candidatos estão de parabéns por estarem presentes ao debate. Também, pudera: como foi dito no início, cerca de 60% do eleitorado é católico e desagradar tanta gente assim, nesta fase da campanha é meio perigoso. 

Alguns falaram com bastante propriedade sobre os assuntos abordados pelo mediador, outros viajaram na maionese e outros foram escorregaram feio... Faz parte.

Mas o debate mesmo se polarizou entre dois candidatos: um engomadinho, todo decorado com um texto pré pronto na ponta da língua e outro realmente inteirado dos problemas e principalmente, com soluções possíveis de serem realizadas.

Ficou claro o preparo de um e o despreparo de outro. 

Percebo que a ânsia de agradar do candidato decoradinho foi tanta que as vezes ele se perdia no texto, sempre olhando para sua claque que estava bem na sua frente, na primeira fila, buscando um olhar de aprovação. E, é claro, essa aprovação sempre vinha, já que tapinhas nas costas e "sim, você arrebentou", sempre é possível ouvir dos mais afeitos a prática de puxar o bom e velho saco. Mas bastava o outro candidato, o mais preparado do debate, falar para que a máscara de bom moço do engomadinho caísse. 

Caras e bocas, sempre muitos discretas, mas mostrando o incômodo de ver um outro responder melhor do que ele. Melhor e com mais preparo, mais conhecimento, sem texto pronto e sem a máscara de bom moço para conquistar a plateia. 

Era impossível não ver, pelo menos pra mim que acompanhei de pertinho, as caras do candidato engomadinho quando o candidato preparado falava. E, pudera: o candidato preparado deu show, mostrou que fala sobre qualquer assunto e que tem propostas claras e possíveis para nossa cidade. 

Sim, porque de discurso bonito estamos cheios. Discurso bonito não enche barriga e muito menos gera emprego. Discurso bonito não nos faz sair desse marasmo em que nos encontramos. Discurso bonito só é bom no papel, porque na prática é preciso preparo e conhecimento. Isso o candidato mais preparado mostrou de sobra. Ofuscou os outros, ainda mais o candidato engomadinho e decoradinho, que passou o dia todo estudando o que ia falar.

Mais uma vez, penso que a cidade tem uma opção real para crescer e voltar a ser a Grande Bebedouro de outros tempos: seguir em frente com pessoas preparadas, com amplo conhecimento e visão de futuro, com propostas claras e possíveis, com uma pessoa que sabe gerar empregos e sabe gerir uma empresa. Chega de marcar passo no passado, vivendo num mundo de ilusão onde tudo é muito bonito no papel e a realidade é dura. Essa é nossa hora: chega de falsos coronéis que só enxergam o povo nesta época do ano. Chega de discursos vazios. Queremos mudança, e mudança no mais amplo sentido da palavra. Mudança de atitude, de ideias, de projetos que realmente façam nossa cidade crescer. Chega de hipocrisia e de falsos coronéis que apenas receberam uma pinturinha para parecer novo, mas que vem por dentro cheio de ranço e do pior que existe na política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário