terça-feira, 28 de junho de 2011

150 mil novas lixeiras. Será suficiente?


O jornal “Folha de São Paulo” publicou no domingo (26), que a cidade de São Paulo contará em breve com 150 mil novas lixeiras. Espalhadas por toda a cidade, o paulistano tropeçara nelas, segundo a prefeitura local. 

Tropeçar nelas até acredito que seja verdade. Contando que a cidade tenha aproximadamente 11 milhões de habitantes (sem contar os visitantes), serão quase 60 lixeiras/habitante. Um número muito bom. 

O que não é tão bom é o costume. Será que, mesmo tropeçando em lixeiras, o cidadão jogará o lixo em seu devido lugar? Pode até ser. 

As lixeiras, na minha opinião, deveriam vir acompanhadas de uma séria campanha de educação para a população. A TV já cansou de mostrar cenas em que uma pessoa, mesmo tendo uma lixeira por perto, joga o lixo no chão mesmo. Puro costume. Isso precisa mudar.

Mais do que instalar lixeiras (não que não ache a iniciativa válida, muito pelo contrário), é preciso colocar na cabeça do cidadão que o lixo jogado na rua é o mesmo que poderá entupir um bueiro que, assim, poderá causar alagamentos e enchentes, que podem ser prejudiciais a ele próprio. O feitiço sempre vira contra o feiticeiro.

Muito boa a iniciativa da Prefeitura de São Paulo (e quem dera a de Bebedouro tivesse a mesma, já que não se vê lixeiras na cidade), mas acho que a iniciativa maior tem que ser da população. Sem a devida conscientização, de pouco valerá tanto investimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário