segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vitória! De quem???


Assim se pronunciou o advogado do prefeito Italiano após a votação de abertura de Comissão Processante na Câmara. Como a abertura foi negada por 5 votos a 4 [votaram a favor da abertura Sebastiana Camargo, Nelson Sanches, João Vilela (suplente do vereador e irmão de Italiano, Paulo Bianchini), Tota e Chanel, e votaram contra a abertura Antônio Sampaio, Jesus Martins, Carlinhos Pica-Pau e Sensei], estando ausente da sessão o vereador Rodrigo da Silva. Para ser aceita a abertura, a Câmara precisaria de 2/3 dos votos, o que não ocorreu.

Bom, voltando ao tema do post: "Vitória! De quem?", quem ganhou com isso? Tirando os advogados que ganharam e ganham muito bem para defender o prefeito, quem mais ganha? Os vereadores? Talvez. Há rumores de que alguns ganharam alguns agrados para votar a favor do prefeito. Rumores... nada de concreto por enquanto. 

Quem mais teve vitória com essa votação? Os assessores e funcionários da Prefeitura que estiveram presentes à sessão? Talvez. Também há rumores de que os “grandões” pediram com muito carinho para que os parceiros lotassem a Câmara, talvez com medo de ouvir o clamor dos corajosos que estavam presentes para acompanhar a leitura da denúncia. Pediram com carinho, sim, na linha: “ou você vai ou está na rua!” Alguns, talvez com medo de ficar um ano e meio desempregados (afinal, emprego em Bebedouro é artigo de luxo), foram felizes da vida defender o chefinho. Mas quem mais teve vitória com isso?

Se não me esqueci de ninguém, acho que são apenas estes que citei acima. Do resto (e neste resto inclui-se todos nós, munícipes), ninguém ganhou com isso. E não digo nem na questão financeira. Muito pelo contrário. A cidade perde e perde feio com o que vimos, envergonhados, na sessão da Câmara de hoje (13). Poucos tiveram coragem de encarar os presentes à sessão, mesmo o plenário estando cheios de “parceiros” que estavam lá pelo mesmo motivo: blindar o prefeito. Deram seus votos, viraram as costas à população, disseram o que queriam, mas não tiveram coragem de olhar as pessoas de bem que estavam misturadas entre assessores e parentes do prefeito. Foi muito triste ver tudo isso.

Nos bastidores, antes da votação, notava-se um certo ar de conchavo entre alguns vereadores. Reuniõezinhas pra lá, conversinhas pra cá, cigarrinhos confidentes aos montes, enfim, o circo estava armado. Em quase nenhum deles se via a preocupação com o que estava acontecendo ali, com a gravidade do fato de termos um prefeito líder de uma quadrilha que fraudou (ou frauda? Não sei que verbo usar) licitações na Prefeitura, segundo apurou o Ministério Público e a Polícia. Muitos deles saíram durante a leitura da denúncia (está certo que muitos ali já tinham conhecimento do teor, mas pelo menos em sinal de respeito com a cidade deveriam estar presentes no plenário para a leitura da mesma). Mas nem isso aconteceu. Durante a leitura, reuniões eram feitas, afinal, tudo tinha que ser muito bem ensaiado.

A cidade perde. Italiano saiu vitorioso desta batalha, mas esta é uma vitória verdadeira? Talvez. Talvez fosse melhor para ele, e digo isso na questão de hombridade mesmo, ter espaço para se defender. Afinal, de quê ele tem medo? Como ele mesmo disse: quem não deve, não teme, então eu gostaria de saber o porquê dele tremer tanto! Trouxe até o advogado de fora dele, além do assessor jurídico da Prefeitura e de um outro advogado. Poxa, isso é que é ter medo. A tropa de choque toda reunida!

Mas como tudo na vida são lições, espero que a cidade aprenda com mais essa: nunca subestime uma pessoa, afinal, ela pode ainda se mostrar pior do que já é. Se você acha que está ruim, não se desespere: ainda pode ficar pior, pode acreditar. 

Ah, e já ia me esquecendo: teve vereador que nem sequer apareceu para votar. Não honrou seus votos (só para falar o básico, pois na verdade deixou de honrar outras coisas também), e não teve nem a coragem de enfrentar a população. Rodrigo da Silva faltou da sessão por motivos ainda ignorados. Será que estava viajando? Não sei. 

No mais, ficamos como estamos. Assessores ganharam mais um ano e meio de emprego, os vereadores continuaram omissos em sua maioria, eu daqui reclamando e indignada com a cidade de modo geral, você daí ralando muito para tentar ter uma vida digna, os políticos, bem, esses também continuam fazendo as mesmas coisas... Mas isso é um outro assunto, e não quero começar meu blog com processos. Mas você, leitor, sabe do que eu estou falando.

E  a pergunta fica: vitória de quem? 



2 comentários:

  1. Bom , talvez...eu digo, talvez, seja vitória da impunidade e do cagaço de tomar uma posição nesse circo. Afinal, os palhaços somos todos nós.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc. Aqui os palhaços somos nós mesmos. Uma pena!

    ResponderExcluir