quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bebedouro, a Terra das Bananas!


Já há alguns dias, descobri a verdadeira vocação da nossa querida Bebedouro. Não, definitivamente não é mais a "Terra da Laranja". Não, também não é a "Terra da Cana". É sim, em definitivo, a "Terra das (os) Bananas". Sim, é isso que Bebedouro é.

Foi protocolada esta semana uma nova denúncia contra o prefeito Italiano na Câmara. Pelas informações que recebemos, foram quatro (4), heróis que, corajosamente, deixaram o comodismo de lado, o "tudo bem, é assim mesmo", a falta de vergonha na cara, o conformismo, e foram a luta fazer o que realmente compete a um cidadão de bem: protocolaram uma denúncia na Câmara Municipal a fim, única e exclusivamente, de fazer o prefeito dar explicações à população depois de 1 ano de investigações e vergonhas pelo qual passamos. Só isso!

Protocolar uma denúncia na Câmara é dar ao prefeito o direito (ou o dever) de explicar a quem realmente ele deve explicações: ao cidadão que votou nele e também a outra parte que não votou, que pela democracia aceitou seu governo como a vontade da maioria. Não é um ato de apoiar este ou aquele: é um ato de defesa, inclusive do próprio prefeito, para que a Justiça seja realmente feita.

Ninguém nesta cidade pode ficar contente ao ver a Prefeitura cercada por policiais fortemente armados e ficar por isso mesmo. Ninguém ficou feliz ao ver Bebedouro ser notícia no país todo pelo fato de ser descoberta uma quadrilha que fraudava licitações no ramo da construção civil. Ninguém, em sã consciência, ficou feliz com aquilo. O que deu em cada bebedourense foi o sentimento de vergonha, de tristeza, em ver aquele que foi eleito pela maioria, que veio do povo, envergonhar tanto a população. Deu, na verdade (pelo menos em mim), muito nojo de pertencer a uma cidade tão corrupta e com a corrupção saltando a olhos visto, de maneira tão descarada.

É triste, realmente muito triste.

Eu participei da coletiva do Ministério Público em que o promotor disse, na minha frente, que o prefeito de Bebedouro era o cabeça da quadrilha que fraudou a Prefeitura e lesou os cofres públicos. Eu estive lá e posso garantir: eles não estavam brincando.

Com base nisso e em todas as coisas divulgadas ao longo desse ano todo que durou as investigações, e com a conclusão do Ministério Público e da Polícia, pensei: "claro que a população, agora com o pronunciamento do MP e da Polícia, vai fazer alguma coisa!". Antes não fizeram porque até poderia prevalecer a máxima de que "todo mundo é inocente até que se prove o contrário", mas com o pronunciamento oficial, achei a o povo sairia às ruas, com as mesmas caras pintadas que vi, extasiada e sem entender muito, em 1992. Eu tinha 11 anos e via aqueles jovens saindo às ruas para protestar e exigir a saída do primeiro presidente eleito pelo voto direto, o famoso Fernando Collor de Melo.

Achei que, mesmo sem as caras pintadas, os bebedourenses sairiam às ruas, fariam passeatas, panelaços, levariam cartazes, enfim, mostrariam toda a sua indignação. Mas me decepcionei. Não houve manifestação e a única coisa que as pessoas ainda se permitem a fazer são "discursos de botequim", a promover a democracia "da mesa de jantar" e a ser o paladino da ética nas redes sociais. Não, minha gente! Isso não é suficiente! Bebedouro ainda precisa de mais!

A população precisa se engajar mais. É preciso cobrar, sair às ruas, fazer movimentações pacíficas, mas fazer movimentações. Como já diz o ditado: "quem cala, consente", e, calados, estamos sendo cúmplices indiretamente da bandalheira que está acontecendo em nossa cidade. 

Aliás, você se lembra em quem votou para vereador? De pronto, pode ser que não se lembre, e precise fazer um exame de consciência, buscar lá no fundo, para lembrar para quem deu o seu precioso voto. Quem ganhou seu voto se elegeu? E você, como cidadão votante e pagador de seus impostos, cobrou postura de quem você colocou lá na Câmara para lutar por seus interesses e de seu bairro ou distrito? É preciso exercer mais seus direitos de cidadania. Em quantas sessões da Câmara você já foi? Você acompanha os projetos da Câmara ou de seu vereador? Eles foram eleitos com o seu voto e você paga os salários de cada um lá, mesmo não os tendo eleito.

Eu poderia ficar até amanhã escrevendo sobre este tema, mas vou me ater apenas ao título do meu post. Bebedouro é, sim, a terra das bananas. Das bananas e dos bananas, sim.

Bebedouro passou os maiores apuros e as maiores vergonhas no último ano, e o que você fez para mudar isso? Você procurou seu vereador, a Câmara ou o prefeito para cobrar explicações? Você juntou sua turma, seus amigos, e organizou uma manifestação? Não, não e não! Ninguém fez nada! Essa é a verdade.

É terra de bananas porque tenho certeza de que, para conseguir 4 (QUATRO) assinaturas, deve ter sido muito difícil. Acredito que todo mundo se proponha a assinar, que tenha batido no peito e dito que ama essa cidade, e todas as coisas que estamos cansados de escutar. Mas daí se dispor a assinar e a enfrentar todas as pressões que possam vir, isso é para poucos.

Algumas pessoas sabem que eu faria questão de assinar, até mesmo sozinha. Tenho impedimentos de nome e de trabalho que me impediram de fazer isso, até pelo próprio bem da cidade. Mas estarei lá, na Câmara, cobrando a postura que os vereadores não tiveram há um ano. Não assinei, e isso me deixou até que de certa forma frustrada, mas estarei lá presente e disposta para fazer o que for preciso para que esta cidade volte a ser o que era. Não a Terra das (os) Bananas, mas a terra de gente honesta, trabalhadora, gentil e hospitaleira que sempre foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário