sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Eleições 2012: candidato limpo e ético?



Me segurei o quanto pude para não escrever nada aqui sobre as eleições municipais. Sou cidadã e voto em Bebedouro, mas aqui as pessoas misturam e podem enxergar a minha opinião como sendo a do O Jornal, veículo em que trabalho. Mas tem coisas que vejo e que preciso compartilhar com vocês. Aqui é um espaço democrático, o meu espaço, e escrevo o que bem entender. Você, leitor, tem todo o direito de também não querer ler, por isso fique a vontade.

Para não ficar longo demais, vou falar apenas da eleição majoritária (para prefeito).  

Nestas eleições há alguns tipos de candidatos. Tem o que não desceu do palanque desde a última eleição e quer porque quer ser prefeito. Tem o que mais parece um Pinóquio (apesar de outros também parecerem), que mente, mente e mente, achando que o povo tem memória fraca e confiando demais na morosidade da Justiça. Tem outro que é presidente do mesmo partido há quase 20 anos e que nada trouxe para a cidade. Outro que já foi prefeito 3 vezes, não gosta de viajar e que dizia que o desenvolvimento só ocorre em Sertãozinho, quer ser prefeito pela quarta vez. O outro candidato, na minha opinião, é o mais preparado para administrar a cidade nesse momento de crise.

Sim, meus amigos, eu voto e tenho minhas preferências.

Bom, mas falando agora de campanha, tem uma em especial que gostaria de destacar. O candidato das torres, aquele que usou uma área pública e que lutou por permanecer nela mesmo sabendo que a lei que o dava amparo era inconstitucional, diz agora que quer fazer uma campanha limpa e ética. Limpa? Ética? O que é ser limpo na política? O que é ser ético na política? Vamos aos fatos.

Ele defendeu um deputado que disse que Bebedouro não precisava de um prédio próprio para abrigar a ETEC, defendeu um privilégio só seu de usar uma área gigante que pode valer quase R$ 5 milhões, processou a cidade, fez escândalo na Câmara, não permitia que seus adversários políticos (o atual prefeito e o vice) usassem os microfones para se defender ou pelo menos darem suas versões dos fatos, dentre outras inúmeras ações tantos às escondidas quanto para todo mundo ver.

Isso é ser ético? Isso é ser limpo? Até onde vai a loucura (ou a ânsia ou o nome que quiserem dar), de uma pessoa para alcançar o poder? Até onde um homem iria para se tornar o principal mandatário da cidade, o “cara” que todos respeitam e prestam honras, o “cara” que todos puxam a cadeira para que ele se sente, o “cara” poderoso, dono da cidade? O que esse “cara” é capaz de fazer? Há relatos, inclusive, de que pode ter prejudicado, nas atribuições de sua profissão, não só a “outra parte do processo” como também seus clientes. Isso é ético? É ser limpo?

Me desculpem o desabafo, amigos. Mas ver esse político posando de bonzinho, pegando criançinha no colo em seus comícios, abraçando pobre, dizendo que não governará por interesses, dizendo que os adversários falam “inverdades” e que ele faz uma campanha limpa, é de dar nojo. Dá nojo saber que esse “cara” que agora diz que ama a cidade e que quer vê-la crescer processou a cidade amada e impediu o crescimento de um grande número de pequenos empresários que poderiam ter suas microempresas instaladas na área que ele tanto relutou em devolver. Dói ainda mais ouvir desse candidato que “é preciso incentivar os pequenos empresários, tenho andado pela cidade toda e vejo quanta gente desenvolve pequenos negócios nos fundos de casa, é preciso dar vez a eles”. Dar vez? Incentivar? Como assim?!?

Sabe, tem gente que aposta na alienação do povo.

Eu sou daquelas que, apesar dos pesares, acredita na força do povo. Acredito que os eleitores não vão dar um tremendo passo para trás quando podem ir em frente, com um futuro difícil sim, mas sabendo que são governadas por uma pessoa capaz, de visão, um empreendedor que sabe gerar empregos e que sabe gerir uma empresa. Seu sucesso está aí, para todos verem: começou do nada munido apenas de esforço e de conhecimento. Hoje emprega quase 400 funcionários e está construindo a nova sede de sua empresa, um investimento de quase R$ 1 milhão na nossa cidade.

Agora é com você. Você escolhe que caminho quer seguir: o da mentira, alicerçado em falsas promessas e em falsos santos, ou o caminho do desenvolvimento, de dias melhores, de melhores oportunidades e novos horizontes. A escolha é sua. Seja consciente no dia 7 de outubro e escolha que trilho seguir: o do desenvolvimento ou do atraso.  

3 comentários:

  1. "Tem outro que é presidente do mesmo partido há quase 20 anos e que nada trouxe para a cidade."
    Priscila respeitei quase tudo o que disse,mas quanto ao Candidato que é presidente de um partido à 20 anos,que é meu candidato,ele não teve ainda a oportunidade que seu candidato teve e não exerceu(não me fale que ele foi proibido,isto é conversa para eleitor desinformado)pois não existe lei que o proiba de entrar na prefeitura.Acho que vc deveria pensar muito antes de dizer "besteiras" e dizer como pessoa e tambem como jornalista aquilo que vem pela razão e não PELA EMOÇÃO MOTIVADO POR BRIGAS PARTICULARES.
    Meu obrigado e estou a sua disposição para discutirmos sobre nossos candidatos,mas não pela emoção e sim pela razão e competencia dos mesmos.Em converasa com a Rejane,eu disse a ela que a experança de Bebedouro está nas mãos do meu candidato e do seu,pessoas jovens,com ideias diferentes,sem comprometimento polico e acima de tudo "com fixa limpa" e honestos.
    Jose Norberto Manuel,eng.municipal à 30 anos acompanhando tudo sobre Bebedouro.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi José Norberto! Em primeiro lugar, obrigada por acessar meu blog. O texto acima não foi escrito pela emoção, pois foi muito bem pensado e acredito ter passado bem a mensagem do que eu sentia. Quando disse que o candidato é presidente de partido há 20 anos e nada trouxe para nossa cidade, me referi a uma pergunta que fiz a ele e nem ele soube me responder. Acredito que um político, com a influência que tem um presidente de partido, poderia ter conseguido coisas concretas para nossa cidade nesses 20 anos em que foi presidente. Se vc souber me dizer o que ele trouxe, repenso o que escrevi. Acredito tbm quando vc diz que somente osmdois representam o novo, o sangue novo que a política em Bebedouro tanto precisa

    ResponderExcluir
  3. Gente realmente comprometida, séria e com ideais e planos excelentes para a cidade. Espero que vc não me entenda mal, apenas destaquei alguns pontos de alguns candidatos, e como ele não me respondeu a essa pergunta quando eu conversei com ele, ainda espero uma resposta e foi o ponto que eu quis destacar. Ressalto ainda que acompanho o seu trabalho, Norberto, mesmo de longe, e admiro bastante seu comprometimento com a cidade. Acredito que vc terá um papel importante na Câmara se eleito e fará um grande mandato. Um grande abraço!

    ResponderExcluir